terça-feira, 7 de junho de 2011

Carta das Profundezas - continuação

 
 
Caro Aprendiz Uxe,

Não posso acreditar que você tenha chegado ao extremo de pedir ao Pai nas Profundezas que mudasse o seu paciente! Que derrotado! Se você perder aquele rapaz, você vai ter muita dificuldade para achar outro, uma vez que há muitos outros demônios em busca de pacientes em quem eles possam descansar o espírito. Eu sei o quanto é difícil viver sem ter um corpo onde descansar; se você não lutar por esse que você tem, onde você vai ficar? Ainda que você troque de paciente com um outro demônio, vocês levarão anos para conhecer os seus novos pacientes. Você já sabe tudo sobre a vida desse rapaz. Por que desistir dele agora?

Seja paciente e perseverante. Continue usando as suas fraquezas para obter vantagem sobre ele. Sabemos o quanto ele gosta de ajudar as pessoas. E essa idéia de ser bonzinho para os outros cai como uma luva. Vamos usar isso contra ele. Uxe, crie situações que exijam dele boa vontade em ajudar os outros e, em seguida, faça com que as pessoas sejam ingratas e nem percebam o que ele está fazendo. Faça com que todas as suas boas ações passem despercebidas. Eu sei que certamente ele será notado pelo Inimigo, que logo achará uma maneira de abençoá-lo; mas deixemos essa parte para depois e concentremo-nos na tarefa de fazê-lo se sentir desprezível e desapontado.

Uma vez que ele comece a se sentir assim, em pouco tempo a sua fé estará muito fraca para resistir a todos os pensamentos que lançamos em sua mente. É só uma questão de criatividade! Podemos também fazê-lo pensar que o problema está na igreja que ele freqüenta ou no seu pastor, e que a solução é simplesmente mudar de igreja (o que seria ótimo, pois hoje em dia quase não existem boas igrejas!). Podemos fazê-lo pensar que o seu sacrifício não vale a pena e que é melhor largar tudo e viver a vida como bem lhe parecer. Na verdade, há muitas outras coisas que você pode adicionar à essa lista!

De uma certa forma, eu acho até fácil atingir pessoas que têm um bom coração, pois às vezes elas são muito ingênuas. Elas esquecem que tudo o que fazem é para o Inimigo e acabam esperando que a bênção e o reconhecimento venham das pessoas ao seu redor. Eles constituem o tipo mais fácil, pois são tão inclinados para as suas emoções e sentimentos que, em muitos casos, nem precisamos nos esforçar demais para derrubá-los – eles mesmos se derrotam!

O mais importante é que se você conseguir trazer o seu paciente para o campo emocional, você terá mais chances de ser bem-sucedido em todos os seus planos. Os seres humanos só conseguem vencer este mundo através da fé; mas, felizmente, a maioria deles não sabe disso!
Atenciosamente,

Apolion
Chefe de Legião
(Baseado no livro 'Screwtape Letters' por C.S.Lewis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário